Relatório 3 sistemas e reações químicas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROF. DR. FRANCISCO ODERLEI NASCIMENTO DA SILVA
FERNANDA RODRIGUES DE ARAÚJO
HERONILDES FERNANDES DE QUEIROZ JÚNIOR
PEDRO RAFAEL BEZERRA VARELA
RELATÓRIO III
SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS
Natal/RN
Outubro – 2012
OBJETIVOS
A atividade experimental aqui relatada teve como metas principais o estabelecimento de critérios que pudessem caracterizar a ocorrência de reações químicas, como também o reconhecimento dos tipos de precipitado e a classificação das reações através de equações químicas.
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade, temos convivido com uma grande variedade de materiais, os quais podem ser encontrados na natureza. Algumas observações nos fizeram perceber que tais materiais sofriam transformações, as quais foram denominadas como físicas ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, diz-se que este sofreu uma transformação química, informação que subsidia concluir que houve uma reação. Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos. As reações químicas são classificadas em: a) Reação de combinação – estas reações são também conhecidas como reações de síntese ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos. No caso das reações de adição, pelo menos uma das substâncias reagente é composta.
Fe + S FeS
H2 + Cl2 2HCl
2Hg + O2 2HgO b) Reação de decomposição – como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (combinação), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise. ↑ (indica que substância é formada na forma de