relatório 2 - Viscosidade de fluido
EXPERIMENTO II – DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UMA SOLUÇÃO.
Professor: Dr. Michel François Fossy
Alunos : Alysson Dantas Ferreira - Mat. 112158053 Esley Silva Cavalcante – Mat. 112150316 Thiago Yudi de Souza Fujisawa – Mat. 112110750
Campina Grande-PB, 25 de Julho de 2014.
1 – Introdução
1.1 - Resumo
Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. Ela indica a resistência do fluido ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez.
O conhecimento e o controle da viscosidade constituem uma das principais preocupações das indústrias de óleos, vernizes e tintas, que para isso empregam diversos instrumentos de medida de grande precisão.
Pode-se relacionar a viscosidade com a fluidez, velocidade de deslizamento e tixotropismo das amostras analisadas. Os materiais são divididos em duas categorias gerais, dependendo de suas características de fluxo: newtonianos e não newtonianos. O fluxo newtoniano caracteriza-se por viscosidade constante, independente da velocidade de cisalhamento aplicada, enquanto o não newtoniano por uma mudança na viscosidade com o aumento na velocidade de cisalhamento.
Tendo em vista essa importância, tem-se a necessidade de aplicar modelos matemáticos que possibilitem a determinação da viscosidade de líquidos de forma eficiente e simples, dentre esses modelos destaca-se a equação de Hagen-Poiseuille, que é aplicada em experimentos simples utilizando tubos. Os experimentos realizados nessa prática tiveram como principal objetivo analisar o fenômeno de escoamento em um tubo capilar inicialmente com água e posteriormente com uma solução que se desejava determinar a viscosidade, para isso, foram