Relatória de física experimental
Linhas de Força
Introdução:
Linhas de força são representações do campo elétrico.
O campo de uma carga positiva é de afastamento e no mesmo sentido da força elétrica . O campo de uma carga negativa é de aproximação e no sentido contrario a força elétrica.
Objetivo:
Observar a direção do campo eletromagnético através das linhas de força formadas pelo energização dos eletrodos positivo e negativo.
Embasamento Teórico
Os campos elétricos são produzidos por cargas elétricas, que podem ser positivas ou negativas. Para simplificar, consideremos cargas pontuais ±q. O campo elétrico num ponto P é, por definição, F
[pic]
que pode ser interpretado como a força sentida por uma carga de teste positiva q nesse ponto. O campo elétrico numa dada região da superfície pode ser obtida por representação de uma série de linhas de campo desenhadas no espaço em torno das cargas. As linhas de força para cargas pontuais, isoladas, têm simetria radial. Duas cargas pontuais pode ver-se um conjunto de curvas.
Materiais :
Gerador eletrostático de correia Van Graaff
Mesa projetável de adesão magnética para gerador
Dois fios (preto e vermelho)
Catodo paralelo
Cuba cilíndrica com óleo de rícino
50g de milho granulado
Procedimentos:
➢ 1º Experimento:
Utilizando o gerador podemos observar a troca de elétrons, do negativo para o positivo e do positivo para o negativo através da linha de força que ocorre pelos eletrodos paralelos .
✓ Resultados obtidos:
[pic]
✓ 2º Experimento:
Devido aos eletrodos serem pontuais, as trocas fica menos intensa onde as linhas de força se tornam mais finas e visualiza-se o positivo cedendo carga e o negativo recebendo carga e no meio a troca entre eles.
✓ Resultados obtidos:
[pic]
✓ 3º Experimento:
Tirou-se o