Quimica
Passo 1
Acessar as informações sobre o alumínio:
Quando se fala de metais é praticamente impossível não falar do alumínio por se tratar de um dos um dos mais abundantes da crosta terrestre,põem mesmo tendo tanta abundância raramente é encontrado livre. É dúctil e, também, o segundo metal mais maleável – atrás apenas do ouro.É dado ao alemão Friedrich Wöhler seu isolamento por volta de 1827.
O alumínio é um metal de símbolo Al, branco brilhante, leve, dúctil, maleável, que o ar altera muito pouco e que apresenta uma estrutura cristalina cúbica de face centrada, característica de todos os elementos metálicos.
Praticamente todo o alumínio produzido provém da própria bauxita, pois os outros minérios tornam o processo mais inviável, seja pela escassez ou pela dificuldade de romper as ligações químicas, exigindo altas temperaturas.
O alumínio é abundante na natureza, principalmente em forma de silicatos. Sólido, de densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante mole e maleável. Embora seja muito oxidável, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. É trivalente em seus compostos, como a alumina Al2O3 ou o cloreto AlCl3.
Passo 2
Fluxograma do Alumínio
[pic]
Fonte: Relatório de Sustentabilidade da Indústria de Alumínio - ABAL. São Paulo: 2005.
PROCESSO PARA EXTRAÇÂO DO ALUMINIO:
Como sabemos o alumínio é obtido através da bauxita , então primeiramente é extraída e transportada para moagem onde a mesma é triturada e misturada com uma solução de soda cáustica.A lama formada por essa mistura, é aquecida sob alta pressão e recebe uma nova adição de soda caustica.Após isto é feita a filtragem e a sedimentação.
Sedimentação:é o processo no qual as partículas sólidas que estão em suspensão dentro d uma mistura liquida. Vão se aglomerando no fundo do recipiente onde se encontra a