Relatrio Classificaçao
A tabela abaixo apresenta os resultados obtidos a partir do cálculo de vazão para os fluxos da alimentação, overflow e underflow e a recuperação de sólidos para underflow e by pass.
Tempo (horas)
0,003
Fluxos
Alimentação
UF
OF
Massa Úmida (kg) 0,91
16,3
Massa Seca (ton)
0,0110000
0,0007150
0,0008530
% Sólidos (%)
23%
78,60%
5,12%
Vazão (ton/h)
3,96
0,26
0,31
Recuperação de solidos UF
45,84%
Recuperação By Pass
2,37%
O gráfico abaixo apresenta as curvas de partição real e corrigida :
As curvas de partição são a melhor maneira de descrever o desempenho dos classificadores em termos de separação de tamanhos ou recuperação dos sólidos. O gráfico plotado permitiu determinar a percentagem de massa da alimentação, contida em cada fase de granulometria, que é direcionada para um dos fluxos, underflow ou overflow.
Através da curva de partição corrigida (que desconsidera o by pass), percebe-se claramente a interferência deste curto circuito que corresponde à fração de partículas da alimentação que não sofreram classificação e direcionaram-se diretamente ao underflow.
No caso de uma separação ideal as duas populações deveriam ser uma fina e uma grossa, mas na prática, isso não ocorre, sendo que partículas finas são encontradas no underflow e partículas grossas no overflow, o que conclui-se que a classificação não é perfeita, conforme demonstrado no gráfico.
Conforme observado na curva de partição corrigida, o d50 desta classificação encontra-se na malha de 36 (μm).
CONCLUSÃO
Através da prática realizada em classificador helicoidal foi possível entender o processo de classificação realizado neste equipamento, visto que, em termos de processo, este classificador é um aparelho que recebe uma alimentação, composta de partículas de diferentes tamanhos, e a separa em duas frações ou produtos: o underflow que contem maior quantidade de partículas grossas e o overflow onde