fisica
Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são comuns na vida diária e nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese. Esta parte da química que estuda a relação entre a corrente elétrica e as reações químicas de transferência de elétrons é chamada Elétroquímica a partir deste conceito veremos a pilha de Daniell, que consiste basicamente em dois metais em duas soluções elétrolíticas. Nestas semi-células há produção de corrente elétrica. A corrente elétrica percorre o fio condutor que une os dois metais que se encontram mergulhados nos respectivos elétrolítos.
Objetivo Reconhecer a reatividade dos metais por intermédio do estudo do experimento
Materiais e métodos
Mergulha-se no sulfato de cobre (CuSO4), uma barra de zinco (Zn); Mergulha-se no sulfato de zinco (ZnSO4), uma barra de cobre (Cu); Mergulha-se no nitrato de prata (AgNO3), um prego.
Resultados
Passada algum tempo, verifica-se que a barra de zinco (Zn), que estava mergulhada fica recoberta por uma camada de cobre metálico. Observa-se que o sulfato de cobre passa a obter uma tonalidade mais clara. O Zinco passa a perder massa com isso é possível observar uma reação de oxidação, ja o Cobre reduz pois este está recebendo elétrons e por sua vez passa a adiquirir uma forma metálica.
Com o bastão de Cobre observamos que nada ocorre, mas qando mergulhamos este em nitrato de prata (AgNO3), podemos notar que este último reage com o cobre, com isso o nitrato de prata passa a adiquirir forma metálica por ter um potencial de redução maior, por sua vez o cobre vai se desgastando (oxida).
Conclusão
Uma reação de oxidação e redução é aquela que envolve transferência de elétrons entre os reagentes, para que isso