Relatr
Identificar materiais no laboratório, avaliar o grau de pureza de algumas substâncias e identificar substâncias.
Introdução
Nesta atividade experimental pretendeu-se estudar as propriedades físicas características de uma substância, nomeadamente a densidade relativa. A densidade ou massa volúmica, ρ, de uma substância é obtida a partir da expressão . A densidade relativa, d, traduz-se pelo quociente entre as massas volumicas de duas substâncias, ou seja, é o numero de vezes que uma dada substância é mais densa do que outra, sendo que a esta última se chama substância de referência, por isso o resultado vem expresso sem quelquer unidade. A substância de referência frequentemente utilizada é a àgua a 4ºC, pois como a sua massa volúmica é um 1g/cm3, a densidade relativa e a massa volúmica da primeira substância são expressas pelo mesmo valor numérico.
Nesta atividade experimental determinou-se a densidade relativa de uma amostra de chumbo em relação à água, utilizando o picnómetro e com o densímetro. Por comparação com valor tabelado verificou-se o grau de pureza das substâncias e refletiu-se sobre os erros cometidos e a exatidão dos métodos utilizados.
Questões pré-laboratoriais
1. .
2. .
3. .
Atividade 1 – Determinação da densidade relativa de um sólido usando um picnómetro
Material/Reagentes
Água destilada
Balança
Sólido em estudo
Picnómetro para sólidos
Vidro de relógio
Papel Absorvente
Termómetro
Procedimento experimental
1º - Colocou-se em cima da balança um vidro de relógio e ajustou-se a balança a zero. Colocou-se a amostra no vidro de relógio e registou-se o valor da massa obtido.
2º - Lavou-se e encheu-se o picnómetro com água destilada até ao traço de referência, evitando a formação de bolhas de ar no seu interior.
3º - Mediu-se a temperatura da água destilada, Tágua, e procurou-se a densidade relativa da água a essa temperatura. Registou-se o valor.
4º - Com o auxílo de papel