Atividade Avaliativa G1
1
Assinale as alternativas cujo enunciado seja verdadeiro:
Peso: 1.0
Apesar de não ter equivalente na língua hebraica, o nome “Jesus” teve importância no período imediatamente anterior à escrita do Novo Testamento.
No seu uso do verbo “cumprir” em relação à obra de Cristo, Mateus deixa claro que teologicamente se trata da plena realização da obra divina de salvar a humanidade e não apenas a observância de um roteiro previamente estabelecido.
Mateus enfatiza mais o papel de José no nascimento de Jesus, deixando de mencionar explicitamente o Espírito Santo, ainda que de maneira implícita fique evidenciada a sua atuação.
O “reino dos céus” tem grande importância no ensino de Mateus, sendo ele uma expressão da ação dinâmica de Deus em trazer salvação às pessoas.
Um dos pontos fundamentais do método da “análise da narrativa” é a busca das fontes que originaram o texto em estudo.
2
Escolha a única alternativa cujo enunciado seja falso:
Peso: 1.0
A expressão colocada como título dos primeiros versículos de Mateus por algumas edições da Bíblia - “Livro da genealogia” - contém uma palavra grega que também pode significar “origem”.
Ao atribuir o nome “Emanuel” a Jesus, Mateus evoca o tema da “presença” de Deus, que ainda aparecerá em outros textos neste Evangelho.
Ao mencionar mulheres na genealogia de Jesus, Mateus procura destacar aquelas que eram as mais conhecidas no relato do Antigo Testamento, sendo elas exemplos de virtudes que sublinhariam a importância de Jesus.
Na genealogia de Jesus, Mateus utiliza diversas vezes o verbo grego para “gerar”, mudando da voz ativa para a voz passiva, ao final, para mostrar que Deus, e não José, tem uma atuação na origem terrena do Salvador.
Mesmo não sendo uma lista completa de todos os antepassados de Jesus, a genealogia em Mateus faz uma conexão entre Cristo e eventos e personagens importantes da história do povo de Deus no Antigo