Memorial M Dulo 16
9609-1419
oseiasn@hotmail.com
MODULO 16 - Estatística Aplicada à Educação
Estatística aplicada é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. O objetivo da disciplina é proporcionar uma reflexão a partir da Estatística Básica sobre as ferramentas consolidadas pelo uso e pela ciência, disponíveis a todos, que auxiliam na tomada de decisão.
A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como para a obtenção de conclusões válidas e para a tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. A mesma é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Está dividida em: Estatística Descritiva: parte da estatística que apenas coleta, descreve, organiza e apresenta os dados. Nela não são tiradas conclusões e; Estatística Indutiva ou Inferência: analisa os dados e obtém as conclusões.
De um lado, a Estatística, basicamente, coleta, organiza e descreve os dados e, de outro, analisa e interpreta esses dados. Normalmente as pessoas limitam o termo estatística à organização e descrição dos dados, desconhecendo, portanto, o que ela oferece de mais importante em proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente. É por meio da análise e interpretação dos dados estatísticos que é possível o conhecimento de uma realidade, de seus problemas, bem como a formulação de soluções apropriadas por meio de um planejamento objetivo da ação.
Como vimos, Medeiros apresenta cinco etapas para o procedimento da estatística. O primeiro é a coleta de dados, que após a definição do problema a ser estudado e o estabelecimento do planejamento do trabalho (forma de coleta dos dados, cronograma das atividades, custos envolvidos, levantamento das informações disponíveis,