Relatorios
DISCIPLINA: FÍSICA 1 - Mecânica Newtoniana – LABORATÓRIO
PROF.: Jaime Carvalho Garcia CURSO: CEM/CEC DATA:13/08/2010
COMO PREPARAR RELATÓRIO
1. INTRODUCÃO
De um modo geral na vida científica, os trabalhos, pesquisas, testes, etc, são demonstrados sumariamente em relatórios. Em muitos casos tais relatórios são submetidos a pessoas que não participaram efetivamente dos trabalhos e, por isso, devem ser suficientemente claros e concisos para não deixarem dúvida quanto ao método empregado ou à interpretação dos resultados.
É, portanto de suma importância aprender a fazer bons relatórios. Em geral, os bons relatórios devem ser redigidos de forma que mesmo uma pessoa que não esteja familiarizado com o trabalho possa entendê-lo. Portanto, o relatório deve ser completo, em si mesmo, claro, simples e correto na sua forma gramatical. Todo trabalho deve ter caráter impessoal.
Redija na terceira pessoa evitando-se fazer referências pessoais, como “meus estudos”, “minha Tese”. Utilizem-se em tais casos, expressões como “o presente trabalho”, “o presente estudo”.
2. ESPECIFICACÕES
A fim de haver uma certa uniformidade, sugere-se o seguinte:
a) Usar papel tamanho normal, liso ou pautado.
b) Escrever a caneta ou em uma impressora.
c) Escrever apenas de um lado do papel.
d) Desenhar todas as ilustrações, diagramas e curvas simples, clara e cuidadosamente.
e) Escrever todos os detalhes necessários nas folhas de ilustrações diagramas e curvas.
3. CONTEÚDO E SEQUÊNCIA DO RELATÓRIO
O material contido e a sequência do relatório variam um pouco com o tipo de trabalho a ser relatado, se for um trabalho científico, recomenda-se ver as Normas da ABNT, mas de um modo geral pode-se seguir a orientação abaixo:
• Capa;
• Introdução;
• Método de investigação: - Procedimento; - Diagramas;
• Resultados: Valores nominais; Valores observados e calculados; Valores