relatorios
Disciplina: Química Geral
Prof. José Carlos Silva
Prof. Mauri Wilson Casale
Instruções para elaboração do relatório
Um dos objetivos de ensino desta disciplina é ensiná-lo a redigir um relatório. A elaboração de relatórios está intimamente relacionada com o exercício de qualquer profissão tecno-científica e em certos casos é até usada como uma medida da sua capacidade profissional. Ser um bom profissional envolve também saber transmitir à comunidade ao seu redor o resultado do seu trabalho.
Em geral, um relatório é composto de quatro partes
a) Introdução
b) Procedimento Experimental
c) Resultados e conclusões
d) Referências bibliográficas
Os relatórios são redigidos de uma forma impessoal, isto é, na voz passiva. Nunca se diz, por exemplo, "Eu medi o volume do liquido" e sim " Mediu-se o volume do líquido". Esta forma de escrever evita elogios pessoais e procura mostrar que qualquer experiência ao ser realizada não distingue o aluno do professor.
Outra coisa importante a se lembrar é que o relatório é escrito não para o professor ler. Considere sempre que o relat6rio será lido por um colega seu que ainda não cursou a disciplina. Desta forma, você saberá selecionar o que realmente deve ser incluído e o que pode ser deixado de fora.
Vamos ver a seguir o que inclui em cada parte do relatório.
a) Introdução
Nesta seção, você deverá redigir, de forma clara, qual é o problema a ser resolvido, o método utilizado para resolvê-lo e descrever os princípios fundamentais em que o método se baseia.
Na experiência descrita anteriormente o problema a ser resolvido é a identificação de só1idos. O método se baseia nas propriedades físicas da matéria que são: massa, volume e densidade.
b) Procedimento Experimental
Nesta seção, você descreverá, detalhadamente, a maneira como conduziu a experiência. A linguagem deve ser clara e inteligível, de modo que qualquer pessoa que leia o relatório possa repetir a