Relatorios
-Produção do alúmen, a partir do alumínio e do potássio, devidamente balanceados na equação.
-Determinação do rendimento percentual da reação, por meio do rendimento prático, o qual foi obtido no laboratório, e o rendimento teórico, calculado a partir das reações de obtenção do alúmen.
-Verificar as relações quantitativas entre as substâncias que participam da reação.
Procedimento Experimental e Resultados
Pesou-se, aproximadamente, 0,25g de alumínio. Após a pesagem, o alumínio foi colocado em um béquer de 50 ml e foram adicionados 10 ml de KOH 2mol/L. A vidraria foi levada à capela, e observou-se a liberação de hidrogênio na reação.
O béquer foi colocado sobre uma chapa de aquecimento, e a solução foi aquecida a fim de aumentar a velocidade da reação. Durante a ocorrência da reação, a solução que era incolor, inicialmente, tornou-se escura. Depois de certo tempo, pode-se notar que a reação estava completa por não se observar mais a liberação do hidrogênio.
A solução quente foi filtrada, com dois papéis de filtro, e assim todo o resíduo escuro ficou retido no filtro, e, desse modo, o filtrado tornou-se incolor. Na solução filtrada, foi adicionado com o auxílio da pipeta cinco ml de ácido sulfúrico, H2SO4, 6mol/L, à solução. Notou-se o aparecimento de hidróxido de alumínio Al(OH)3, o qual se dissolveu à medida que mais ácido foi adicionado.Devido a reação ácido-base ser exotérmica, observou-se o aquecimento da solução. Ficaram na solução os íons potássio, alumínio e sulfato.
Foi preparado um banho de gelo, e o béquer foi colocado neste. Atritou-se o fundo do béquer com um bastão de vidro para que ocorresse a precipitação, e assim, os cristais de alúmen foram formados.
Depois, o papel de filtro foi pesado e os cristais de alúmen foram transferidos para um kitassato para serem filtrados a vácuo. Posteriormente, determinou-se a massa do papel de filtro, a qual foi de 0,48g, e a massa do alúmen junto ao papel, que foi de 2,79g. Logo, calculou-se a