Relatorios de quimica
A definição de densidade absoluta (ρ) de uma substância homogênea é a razão entre a massa (m) desta substância pelo seu volume (V):
ρ =
É uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro.
A densidade de uma substância independe do tamanho da amostra, pois ela é uma propriedade intensiva.
A densidade absoluta em geral, depende de fatores ambientais, como pressão e temperatura, mas a sua variação é muito pequena em relação a uma larga faixa de variação de pressão e de temperatura.
Além disso, a densidade absoluta está relacionada a outros fatores como a compressão e o empacotamento de átomos:
ρ =
onde
n = número de átomos associados em cada célula unitária A = peso atômico
VC = volume da célula unitária
NA = número de Avogadro (6,023.1023 átomos/ mol)
A densidade relativa (d) de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão:
d =
No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg dm-3 (equivalente a 1,000 g cm-3) a 4°C, dado por:
ρ0 = ρ (H2O , 4ºC)
Num sólido, pode-se determinar sua densidade medindo a sua massa e o seu volume. Se o sólido tiver forma irregular, utilizando um método de deslocamento.
Este método consiste em determinar a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para uma proveta , parcialmente cheia d água. O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume.
Assim como nos sólidos, a densidade dos líquidos é determinada medindo-se a sua massa e o seu volume. Nos líquidos, uma pequena variação de temperatura do líquido altera consideravelmente a medida de sua densidade. Quanto que a pressão tem que ter uma relativa variação elevada par que se tenha uma variação considerável de densidade.