RELATORIOS DE ESTAGIOS SUPERVISIONADO DE ED. FISICA
Superação. Essa é a melhor palavra que podemos definir um atleta portador de necessidades especiais.
A vida de um deficiente físico é repleta de desafios, preconceitos e superações. Vivemos em uma sociedade cruel e cada dia mais egoísta. Pessoa sem educação que passam por cima das outras na hora de pegar um transporte não existe mais o termo obrigado após um favor e muito menos um, por favor.
O deficiente deve provar a cada dia sua capacidade e que pode fazer muitas coisas, mas tudo em seu ritmo e dentro de suas limitações.
A maior prova disso são os atletas, que além de muitas vezes acharem que nunca poderiam praticar algum tipo de esporte, se superaram, mostram competência, são vencedores e medalhistas olímpicos.
O Projeto Clube Escolar Paraolímpico, que acontece na UEPA se faz muito importante no que diz respeito à integração dos atletas com a sociedade, em cinco anos de projeto já levou 49 atletas para participar das paraolimpíadas escolares, trouxe vários títulos para o estado do Pará um deles foi o tricampeonato de vôlei sentado e entre outros.
Temos como um de muitos exemplos de superação do projeto, o paraense karlos Wenicius Smith Lima (Carlinho) na figura acima, com deficiência visual total congênita. E com apenas dois anos de projeto já participou de varias competições a nível nacional e regional, sendo medalha de ouro 7 vezes em arremesso de peso. Mesmo com todas as dificuldades que enfrenta todos os dias Carlinho consegue se destacar em meio aos ditos “normais”, como mudança em sua vida diz:
Lima, Karlos, 2012. Minha saúde melhorou bastante, coordenação motora, diminuição do preconceito de me verem como um cego e hoje eu sou uma pessoa muito, mas feliz. Caso de superação e de aceitação, como o de Carlinho, serve de exemplo para pessoas que tenham alguma deficiência entendam, que a limitação, não o exclui de nada e nem da sociedade, desde que acreditem que são iguais todos e