Relatorio1
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Campus de Ilha Solteira feis
Faculdade de Engenharia
Determinação do Número de Reynolds
Aluno: Renato Candido Reis RA: 121050165
Disciplina: Mecânica dos Fluidos II
Professor: Edson Del Rio Vieira
Curso: Engenharia Mecânica
Ilha Solteira, 19 de Junho de 2015.
Objetivo
Este experimento tem como objetivo determinar o número de Reynolds para um escoamento de ar através de um túnel de vento.
Procedimento
Um motor elétrico com rotação ajustável por um dispositivo controlador aciona um ventilador que, por sua vez, força o ar ambiente para dentro do túnel de vento de seção quadrada de 200 X 200 mm feito em acrílico. O túnel possui formato e alguns dispositivos para manter o fluxo de ar o mais homogêneo e estável possível. Ele também é dotado de um tubo de Pitot localizado ao centro do escoamento de ar. Este tubo é conectado a um manômetro com água e inclinado com um ângulo de 30°. Desta forma o deslocamento da água do manômetro indica a diferença entre a pressão atmosférica e a pressão de estagnação medida pelo tubo de Pitot. Com essa diferença de pressão e fazendo a devidas considerações (escoamento invíscido, regime permanente e sobre uma linha de corrente) é possível calcular a velocidade do escoamento utilizando a equação de Bernoulli.
O Número de Reynolds é calculado utilizando a Equação (1): (1)
Neste caso, D = 0,2 m (comprimento dos lados da seção quadrada), é velocidade média do escoamento, é a massa específica do ar à 23ºC e é a viscosidade dinâmica da ar também à 23ºC. A pressão atmosférica era de 973,0 mbar.
A Equação (2) representa a equação de Bernoulli: (2)
Considerando = 0 (pressão de estagnação), (incompressível), (túnel horizontal) e isolando , tem-se: