Relatorio
[pic]
Prática: Titulação Condutométrica
Disciplina: Físico-Química Experimental
Prof: Cristian Follmer
Componentes do grupo: Pedro Igor Veillard Farias
Andréia Gomes
Rio de Janeiro, 22 de junho de 2011.
Introdução:
Nesta experiência, determinaremos a constante de dissociação do ácido acético por intermédio da condutância equivalente de várias soluções desse ácido, com diferentes concentrações.
Métodos condutométricos: Para soluções aquosas, a condutância das soluções eletrolíticas pode ser determinada por medidas diretas e indiretas. A condutimetria relativa ou titulação condutométrica é o método pelo qual medimos a condutância do eletrólito de interesse, enquanto um de seus íons, pela titulação, é substituído por outro de condutividade diferente. Em princípio, podem-se utilizar na titulação condutométrica os váriostipos de reações ácido-base e de formação de sais insolúveis empregados nos métodos volumétricos desde que a variação da condutância da solução, antes e depois do ponto estequiométrico, seja maior do que nas suas imediações. Por meio dela podemos efetuar inúmeras determinações ácido-base, algumassimples e outras de difícil execução por outros métodos. As titulações condutométricas são de aplicação limitada às reações de oxidação-redução e de formação de complexos.
Na titulação de uma base forte por um ácido forte, a dependência da condutância da solução com o volume V de ácido adicionado é esquematizada no gráfico abaixo na figura 1. A parte descendente é linear e representa a variação da condutância quando há excesso de base. A parte ascendente, que também é linear, representa a variação da condutância quando há excesso de ácido. A interseção ocorre no ponto de equivalência. Podemos então, calcular este ponto a partir de uma extrapolação conveniente das retas de titulação.
λ