Relatorio
Prática Experimental: Determinação de pH do solo
Nomes: Guilherme Zarur Arthur Aléssio
João Pedro Dominguini
Marcelo Rampinelli
Luiz Henrique Amorim
Victor Zilli
Professora: Alessandra de Souza
12 de setembro de 2013, Criciuma-SC
INTRODUÇÃO 3 objetivo 4
DESENVOLVIMENTO 5 materiais e reagente 5
Metodologia 5 resultados 6 referencial teórico 7
INTRODUÇÃO
No experimento foi utilizado um solo de característica ácida. Um solo com tal característica é um solo cujo pH é inferior a 7. Este tipo de solo pode causar problemas para pessoas que tem vida agrícola, pois o solo ácido é um solo que tem menor disponibilidade de alguns nutrientes, por exemplo, o fósforo e molibdênio, além da toxidez de alumínio e manganês.
O potencial hidrogênio iônico, mais conhecido como ‘’pH’’ é um índice de determinação de acidez e neutralidade de um meio qualquer. Com essa determinação o pH pode variar em uma escala de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice de uma substância, mais ácida esta substância será. O pH inferior a 7 indica que tal substância é ácida, para pH acima de 7 indica que a substância é básica e para substância com pH igual a 7 indica que ela é neutra. Esses valores de pH podem ser obtidos com o uso de indicadores (papel tornassol, fenolftaleína e papel indicador).
objetivo
O objetivo principal da pratica com esse solo era definir se o solo é ácido, básico ou neutro utilizando alguns instrumentos específicos e a terra. Com a realização de testes utilizando papel tornassol, fenolftaleína e papel indicador, seria encontrada a determinação de pH.
DESENVOLVIMENTO
Para que fosse efetuado o estudo do solo e concluir a pesquisa foi de extrema necessidade a utilização de materiais específicos e reagentes, além de ter um processo cauteloso que exige atenção e paciência, para que, assim, ocorresse como o esperado. materiais e reagente
1 bandeja de plástico (para peneirar);
1 almofariz com pistilo ou gral;
1 peneiro ou coador que retenha