Caderno de viagem
Cara aluna, Caro aluno!!!
O projeto dos Cadernos de Viagem ainda está em construção...
Então, vamos ao caderno:
Primeiro partimos do pressuposto de que o ato de ler é viajar, mas não aquela velha ideia de viagem evasiva, que pressupõe um leitor -viajante passivo. Aqui o leitor-viajante (homo viator) é o dono de seu destino, por isso, participa ativamente de sua viagem e está em constante deslocamento, cujo objetivo principal é o de compor um diário de leitura - viagem .
Por tanto, as minhas orientações são: 1- Organizar a Viagem:
Decidir o destino (no caso o destino é a obra escolhida); A hora da Estrela
Organizar as condições de tempo/clima (Quanto tempo eu tenho livre para realizar minha leitura-viagem?);
Organizar a estadia/ hospedagem (Onde vou ler? Em casa? No trem? Onde vou hospedar a leitura em mim?);
Roteiro de Viagem: escolher o Guia de Viagem (levantar fontes de pesquisa: acervos, suportes teóricos, dicionários);
Lista de bagagem: máquina fotográfica, mapas, lápis, bloco para anotação.
2- Iniciar a leitura
3- Escritura do relato:
· Registro Fotográfico: todo viajante faz o registro fotográfico das imagens, dos locais típicos, das pessoas típicas, da comida típica... Então, oriento os alunos a registrar, com palavras, as imagens do Espaço Narrativo onde a obra se desenvolve, a imagem dos personagens e de tudo que está relacionado a esse ser fictício, pois o texto literário cria diversas cenas... Proponho, também, que fotografem tipos humanos nas ruas que lembram os personagens e os locais reais/fictícios que aparecem na obra e colar no relato.
· Registro da Memória: ao ler os lugares de nossa memória saltam entre as páginas. Então, sugiro que anotem essas memórias e abram “links” ao longo do relato e colem as fotos que remetem a esse episódio da vida (se for o caso).
· Registro das Impressões (leitura): oriento que relatem a experiência da leitura da obra, registrando as impressões pessoais a cada