Relatorio
CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DISCIPLINA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
ET3M
Experimento: Trilho de ar
Realizado em 09 de abril de 2012
Grupo:
Gleicy Sodré
Eliza Stófel Laignier
Évila Schunck Loureiro
Francielly de Barros Trancoso
Vila Velha (ES), 15 de abril de 2012
1. Objetivo: Determinar a aceleração de um corpo sobre a ação de uma força constante.
2. Apresentação do Problema Físico
Este relatório tem como fim, provar experimentalmente que o movimento de um corpo sobre uma superfície sem atrito e sob a ação de forças constantes resultará na não variação da aceleração do corpo. Para isso usaremos as leis do movimento de Newton, Conservação de energia e Movimento da aceleração constante.
Tal experimento foi dividido em três etapas:
Primeiramente foram feitos testes para avaliar se realmente encontraríamos uma velocidade constante do carro sobre o trilho. Tal como a avaliação do nivelamento do trilho de ar e também a constatação que não há força de atrito agindo sobre o carro.
Em um segundo caso, foi utilizada uma esfera pequena presa a uma roldana, e presa no carro, fazendo com que o mesmo fosse ‘puxado’ com uma velocidade maior a cada intervalo de sensor. Após foram colocados dois discos sobre o carro, um em casa lado, para que o mesmo permaneça em equilíbrio, assim, aumentando um pouco mais sua velocidade, em função de seu peso, porém sua aceleração continua nula.
Logo, em um terceiro caso, houve uma modificação na rampa de lançamento do carro, esta foi inclinada em primeiro plano a aproximadamente β=4º, fazendo com que a rampa crie uma força constante sobre o carro. Logo após inclinou-se a rampa agora a aproximadamente β=10º (onde β é o ângulo de inclinação do trilho de ar), assim criando uma força constante sobre o carro um pouco maior que a anterior. Com isso a aceleração do carro deve continuar sendo nula, ou bem próxima a zero.
3. Desenvolvimento Teórico
O estudo deste movimento se inicia com o emprego