Relatorio
OBJETIVO
As aulas em laboratórios têm como objetivo, a averiguação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante as aulas de química do curso de engenharia civil. Analisar os diferentes modos de processo de separação de misturas homegêneas e heterogêneas, no caso a seguir, será explicado e demonstrado o processo de destilação simples e de decantação.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Destilação Simples:
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A água liquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda.
O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.
Ex: água e sal.
Decantação:
A decantação é um processo de separação que permite separar sistemas heterogêneos. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Exemplo: temos uma mistura A e ao esperar um tempo vimos que a parte mais densa se sedimentou, ou seja, se depositou no fundo do recipiente, separando-se da fase líquida, que pode, então, ser transferida.
MATERIAIS E REAGENTES
* Balão de destilação *Óleo de cozinha
* Aquecedor do balão *Funil de decantação
* Água destilada
*