relatorio
Curso: Fisioterapia Noturno
Maria Cláudia da Silva
Relatório
1 – O que são meninges, qual sua função?
São membranas fibrosas que envolvem todo sistema nervoso central, sua função é proteger os centros nervosos, seus tipos são dura-máter, pia-máter e aracnoide.
2 – Onde se localiza quase toda sensibilidade intracraniana responsável pela maioria das dores de cabeça?
As dores de cabeça são mais frequentes na região da cavidade crânio-vertebral, dura-máter (espaço epidural).
3 – Quais são as funções do LCR?
Proteção mecânica do SNC (movimentos brutos e pressão). Eficiente mecanismo amortecedor dos choques.
4 – Descreva o fluxo do LCR, desde sua formação até sua absorção.
O LCR ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares, circula pelos ventrículos do encéfalo e pelos espaços subaracnóideos cranianos e espinhal; Após produzidos nos ventrículos laterais III e IV, saindo do sistema ventricular pelas 3 aberturas do IV ventrículo ganha o espaço subaracnóideo; Entra nas cisternas em topo das partes inferior e superior do tronco cefálico, flui sobre a convexidade do cérebro para ser reabsorvido no sangue, principalmente através das granulações aracnoideas que se projetam no interior dos seios da dura-máter. O líquor desce em direção caudal mas apenas uma parte volta pois há reabsorção liquórica.
5 – Num lactente, a cabeça de tamanho anormalmente grande, inatividade, alimentação insuficiente, e olhar para baixo, são sinais que podem indicar qual distúrbio?
Hidrocefalia.
6 – O que é hidrocefalia?
É um aumento da quantidade e pressão do líqüor, levando dilatação dos ventrículos e compressão do tecido nervoso de encontro ao estojo ósseo.