marketing no mercado esportivo
LEONARDO SANTOS SILVA
RENAN RODRIGUES MOURA
MARKETING ESPORTIVO:
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING NO CONTEXTO DO FUTEBOL BRASILEIRO
NANUQUE
2013
LEONARDO SANTOS SILVA
RENAN RODRIGUES MOURA
MARKETING ESPORTIVO:
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING NO CONTEXTO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Administração Geral da Fanan – Faculdade de Nanuque, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora ProfªMSc. MarluceDiolino Vicente
NANUQUE
2013
1. Introdução
Considerado como paixão nacional, o futebol no Brasil está presente desde o final do século XIX e de lá pra cá se tornou o esporte número um dos brasileiros que segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados. E é através desses números que entra o marketing no futebol brasileiro que no ano de 2012 arrecadou mais de R$767 milhões segundo o estudo feito por Amir Somoggi.
Mesmo com muito dinheiro adquirido o Marketing no futebol brasileiro está muito atrás do europeu que consegue fazer com que cada clube tenha uma equipe de marketing super treinada a fim de conseguir dinheiro não apenas com patrocínio, mas também com turismo, visitas ao centro de treinamento, promoções com associados, visita ao museu do clube dentre outras jogadas de marketing.
O marketing está presente no futebol do Brasil desde 1934 quando os jogadores não conseguiam sustentar-se apenas do futebol tendo assim um emprego além das quatro linhas, então um atacante do Grêmio Futebol Clube trabalhava em uma fábrica de vinhos, e a empresa precisava expandir suas vendas para o Rio de Janeiro, foi então que surgiu a primeira jogada de marketing que se tem noticia no Brasil, a empresa emprestou o seu empregado para um time