relatorio
1.Introdução
A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de várias formas, na qual ultilizaremos o metodo speedy para a realização desse procedimento.
A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade esta na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
2.Objetivo
Temos por objetivo a determinação do teor de umidade de solos e agregados miúdos com utilização do método “Speedy”, que tem por base a reação química da água existente na amostra com o carbureto de cálcio.
3.Referências e normas Complementares
NBR 6457 – Amostras de Solo: preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. DNER-ME 052/94 - Solos e agregados miúdos - determinação da umidade com emprego do "Speedy". M 145/60 - DER/SP – Método de Determinação de Umidade de Solos pelo “Speedy”; M 161 - DER – Determinação do Teor de Umidade de Solos.
O controle da umidade da areia é feita através do método speedy. Pesa-se 12 gramas de areia, coloca-se dentro do equipamento juntamente com uma ampola de carbureto de cálcio. Após agitar vigorosamente por 1 minuto, divide-se o resultado por 2 e o valor é então anotado.
4. Aprezentação dos materiais usados no processo, conforme as figuras abaixo;
4.1 descrição dos materiais utilizados
4.2 BALANÇA PORTÁTIL ELETRÔNICA, CAPACIDADE 500 GR, DIVISÃO 0,01GR 4.3 Ampolas de carbureto 4.4 Utilização de 3 Esferas 4.7 ESCOVA DE NYLON PARA LIMPEZA De PROVETA 4.8 ESPÁTULA TIPO PINTor
5. Execução do ensaio
5.1 Primeiro Ensaio
5.1 Utilização de Areia umida .
5.1 Com Auxilio de uma espatula foi colocado areia em um