Relatorio
Na técnica de precipitação de uma solução homogênea o reagente precipitante não é adicionado como tal, mas é gerado por meio de uma reação química cineticamente lenta e homogêneos em todo o seio da solução, resultando na formação de cristais maiores e mais puros.
Esse tipo de precipitação pode ser aplicado para qualquer sistema no qual o reagente de interesse possa ser gerado lento e uniforme.
Filtração de precipitados Filtração: A filtração é um método de separação muito presente no laboratório químico . É usado para separar um sólido e líquido, mesmo que o sólido se apresente como precipitado. * Filtros: E utilizado no método de filtração e uma estrutura porosa que forma uma barreira aos sólidos, mas que permitir a passagem do liquido. * * Uso do papel de filtro: o papel de filtro e uma ferramenta relativamente econômica e eficaz de isolar muitos tipos de precipitados. * * Uso do cadinho poroso: também e usado para filtrar precipitados e são encontrado de vários tamanhos.
Secagem e pesagem de precipitados * A secagem de precipitados costuma ser feito uma mufla a uma temperatura aproximadamente 110C°. as amostras são deixadas na mufla por um período de tempo adequado e deixadas para esfriar em um recipiente seco de armazenamento. * Dessecador: e um recipiente usado para secar ou armazenar amostras em um locol seco. * Dessecante: e um material que possuir grande afinidade com agua e o vapor. * Ex; são o sulfato de cálcio, o percloreto de magnésio, o cloreto de cálcio podem absorver uma grande quantidade de agua e são usados como dessecantes.
Lavagem de precipitados
Durante a lavagem são eliminadas impurezas retidas na superfície do precipitado, através da adição de determinada quantidade de líquido de lavagem, preconizado pelo método. Procede-se à lavagem começando por uma decantação, seguida de uma filtração. Lança-se no recipiente que contém o precipitado certo