Relatorio
CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUIMIVA ORGÂNICA I
PROFESSOR: Ms. RAIMUNDO CLECIO
1INTRODUÇÃO
As forças intermoleculares são as forças que mantém as moléculas unidas nos estados líquidas, solido e gasoso. Essas forças estão diretamente relacionada com : temperatura de ebulição , solubilidade dos compostos , determinação de estrutura de moléculas importante como DNA e Proteína. Existem particularmente três tipos de forças intermoleculares: dipolo-dipolo, ou forças de Van der Waals, forças de dispersão ou forças de London e ligação de hidrogênio.
As interações dipolo-dipolo ocorrem entre moléculas polares e a intensidade dessas interações depende do momento dipolar das moléculas envolvidas. As forças de London operam entre todas as moléculas e sua intensidade depende da polarizabilidade, do tamanho, da estrutura e da massa das moléculas. As ligações de hidrogênio são interações fortes do tipo dipolo-dipolo, as quais ocorrem entre moléculas polares com ligação O ⎯ H, N ⎯ H e F ⎯ H. A solubilidade de moléculas e compostos iônicos é influenciada por interações do tipo: dipolo-dipolo, íon-dipolo, dipolo induzido-dipolo induzido e dipolo-dipolo induzido.
Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.
2 OBJETIVO
Verificar a solubilidade de compostos químicos e observar as propriedades que influenciam a mesma.
3PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes:
Tubos de ensaio
Pipetas Graduadas
Pipetado
Capela
Béquer
Pisseta
Água Destilada (H2O)
Metano (CH3OH)
Hexano ( C6 H14)
Acetona (C3H6O)
Butanol (C4H10O)
Terc-Butanol (C4H10O)
Procedimento Experimental:
Parte 1