RELATORIO
O sistema nervoso é responsável por controlar todas as atividades rápidas do corpo. Ele se forma no estágio embrionário, o tecido que se tornará o sistema nervoso coalesce, formando um tubo ao longo do dorso do embrião, a extremidade do tubo se fecha e começa a formação de encéfalo (EKMAN, 2004). A atividade do sistema nervoso é iniciada pelos receptores. Os receptores sensoriais, visuais, auditivos, táteis, entre outros, após serem estimulados, guardam informações muito importantes que podem gerar uma resposta imediata, mas na maioria das vezes esta resposta é armazenada no córtex cerebral para reações futura (GUYTON E HALL, 1998).
Há quatro modalidades de sensibilidade cutânea: tato-pressão (mecanoceptores), frio, calor (termoceptores) e dor (nociceptores). A pele tem vários tipos de terminações sensitivas que incluem terminações nervosas nuas, extremidades expandidas de terminais nervosos sensitivos e terminações encapsuladas. As terminações expandidas compreendem os discos de Merkel e as terminações de Ruffini, enquanto que as terminações encapsuladas incluem os corpúsculos de Pacini e de Meissner também encontrados em tecidos fibrosos profundos. Além disso, os nervos sensitivos terminam ao redor dos folículos pilosos. (GANONG, 1989). Uma característica importante de cada receptor é o tipo de adaptação que apresenta. Existem diversos tipos de mecanoceptores, e eles variam entre “adaptação muito rápida”, “adaptação rápida” e “adaptação lenta”. Os receptores de adaptação muito rápida e de adaptação rápida detectam as variações dos estímulos e, por conseguinte, detectam as variações da velocidade. Os receptores de adaptação lenta respondem a intensidade e a duração do estimulo (COSTANZO, 1998).
Os discos de Merkel e as terminações de Ruffini são receptores de adaptação lenta encontrados na pele glabra que detectam indentações verticais da pele com uma resposta proporcional à intensidade do estímulo; e na pele com pêlos e nas cápsulas articulares