Relatorio
2.1 MATERIAIS
2.1.1 Utensílios:
- Guardanapo de tecido (coador)
- Panela
- Fogão Domestico
- Colher de pau
- Forma 2.1.2 Ingredientes:
- Leite coagulado
- Água
- Leite integral
- Manteiga
- Sal
2.2 METODOS
2.2.1 Elaboração Do Requeijão de Manteiga
Após o período de fermentação foi observado as características da coalhada, iniciou-se o preparo da massa. O soro foi descartado com auxilio do guardanapo de cozinha de tela fina, que nos permitiu que a massa fosse retida. Uma vez obtida a massa, esta foi lavada com água para que seja feita a expulsão do soro em sua totalidade e a diminuição de sua acidez. Após a lavagem, a massa foi novamente escorrida.
Uma vez escorrida, a massa foi colocada numa panela e acrescentou-se 150ml de leite integral, e levado ao fogo baixo para um leve aquecimento, após este a massa passa pela ultima filtragem.
Com a massa pronta para o preparo do requeijão, foi levada ao fogo baixo adicionando mais 100 ml de leite integral mexendo sempre, incorporado a mistura até que a massa apresentasse um ponto de “liga”, então foi acrescento uma colher de manteiga e sal a gosto. A massa foi frita até boa elasticidade ao final do preparo. Foi então repassada para uma forma plástica para esfriar e logo após foi feita a degustação do requeijão.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
Através do desenvolvimento da prática do Requeijão de Manteiga, foi possível se ter uma melhor ideia de como e formado esse produto que é muito consumido pela população brasileira em geral, além de observar suas características como firmeza, coloração, sabor, odor entre outras, como também ter o conhecimento de todas suas etapas de produção, do tempo necessário e do rendimento do requeijão. Com isso foi possível concluir que o requeijão é um produto que não apresenta uma difícil produção, porém é necessário se ter todo um cuidado e atenção durante sua produção, para que se possa produzir um produto de qualidade. O fluxograma de elaboração