Relatorio
O sistema de decantação utilizado consiste em colocar a mistura a ser separada em um funil de separação e aguardar um certo tempo. Quando o liquido estiver claramente separado em camadas, abre-se a torneira e deixa o liquido da camada inferior escoar.
Materiais e equipamentos
Equipamentos utilizados no experimento: 1 Béquer, 2 Provetas, 1 Funil de separação, Capela de Laboratório.
Materiais utilizados no experimento: 10ml de solução de iodo, 10ml de tetracloreto de carbono
Procedimento
No funil de separação foi colocado 10ml da solução de iodo (de cor violeta). Em seguida foi adicionado 10ml de tetracloreto de carbono (incolor), foi preciso o uso da Capela de Laboratório ao adicionar devido aos seus efeitos tóxicos. Após agitar, a mistura foi deixada de repouso o que criou duas camadas onde uma foi escoada para um béquer através da torneira do funil de separação.
Resultado e discussão
Após a adição do tetracloreto de carbono (incolor) à solução de Iodo, obteve duas camadas, onde cada liquido tinha densidade diferente, sendo o tetracloreto de carbono o mais denso já que ficou por baixo.
O tetracloreto de carbono reagiu com o iodo, e assim uma parte do iodo foi extraído, deixando água na camada superior. Ao escoar a camada inferior que é composta de tetracloreto de carbono e iodo, restou apenas água no funil de separação (com um pouco ainda de iodo, que foi observado na coloração da camada superior).
Por ser toxico ao meio ambiente os materiais foram devidamente descartados, ao fim do experimento.
Introdução
A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Cada substancia possui uma densidade própria, que a identifica e a diferencia de outras substancias. Para se medir a densidade de líquidos usa-se o densímetro que é um tipo de tubo com uma quantidade de chumbo na base.
Materiais e equipamentos
Equipamentos utilizados no experimento: 2