Relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Reações Químicas
Alunos: André Alves de Jesus
Josimar Kelvin da Silva Bareto
São Cristovão/SE
19/11/2014
Introdução
Todo fenômeno químico é uma reação química, em uma reação química a estrutura de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterado, ou seja: Na reação química os átomos não se transformam em outros átomos. Também não há perda dos átomos que iniciaram a reação, nem criação de átomos novos. A transformação ocorre apenas ao nível de substância, isto é, os átomos das substâncias reagentes se reagrupam de uma nova maneira e assim formam as substâncias do produto. Esse reagrupamento envolve apenas a eletrosfera dos átomos, nunca atinge o núcleo. Os átomos de cada elemento, que aparecem no reagente, são os mesmos que aparecem no produto: somente a combinação entre eles foi modificada. Contudo para deduzirmos se houve reação química precisamos observar certos fenômenos ao colocarmos em contato duas ou mais substâncias. Quando há diferenças perceptíveis e significativas entre o estado inicial e o estado final é porque ocorreu uma reação química. É possível usarmos critérios quantitativos e qualitativos para detectarmos esta mudança.
As reações químicas podem ser classificadas conforme alguns critérios, por exemplo:
1. Quando uma reação libera energia na forma de calor, ela é chamada de exotérmica; é o caso da queima do carvão.
2. Quando uma reação consome energia na forma de calor para se processar ela é chamada de endotérmica.
3. Quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância ela é chamada de reação de síntese ou de adição.
4. Quando uma substância se divide em duas ou mais substância de estruturas mais simples é chamada de reação de análise ou de decomposição.
5. Quando uma substância simples reage com uma substância composta e desloca desta última uma