Setenta semanas
AS SETENTA SEMANA, EQUIVALE À QUATROCENTOS E NOVENTA ANOS. DIZ RESPEITO À QUILO QUE DEUS HAVIA PROGRAMADO A RESPEITO DO POVO DE ISRAEL, NO TOCANTE AO PROJETO REDENTOR DE DEUS PARA ISRAEL, E NESSE ÍNTERIM, OS GENTIOS SÃO ALCANÇADOS PELA GRAÇA SALVADORA DE DEUS EM CRISTO JESUS.
AS SETENTA SEMANAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS
1º GRUPO: COMPOSTO POR SETE SEMANAS, O QUE EQUIVALE À QUARENTA E NOVE ANOS. AS PRIMEIRAS SETE SEMANAS SETE SEMANAS, ESTÁ ATRELADA COM O DECRETO EDITADO POR CIRO, DÁRIO E ARTAXERXES, COM RESPEITO À RECONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE JERUSALÉM E DO TEMPLO, E O RETORNO DO ISRAELITAS PARA A SUA TERRA (2º CRÔNICAS 36.22,23 / ESDRA 1.1-6 / ESDRA 6.6-8 / NEEMIAS 2.1-6). QUANDO VEIO O QUARTO DECRETO EDITADO POR ARTAXERXES, MARCOU-SE ENTÃO, O INÍCIO DAS SETE SEMANAS, O QUE EM ANOS, SOMA-SE, 49 ANOS.
2º GRUPO DE SEMANAS, COMPOSTO POR SESSENTA E DUAS SEMANAS, O QUE EQUIVALE À QUATROCENTOS E TRINTA E QUATRO ANOS, DEU- SE INÍCIO, LOGO APÓS O TÉRMINO DAS PRIMEIRAS SETE SEMANAS (DANIEL 9.26), O QUE ENTENDEMOS SER O TÉRMINO DOS SETENTA ANOS DE CATIVEIRO, COM JERUSALÉM EM PARTE RECONSTRUÍDA, E MUITOS JUDEUS RESIDINDO ALI. COMEÇA O PERÍODO DAS SESSENTA E DUAS SEMANAS, O QUE EQUIVALE A QUATROCENTOS E TRINTA E QUATRO ANOS, ATÉ A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS. NESTE PERÍODO, DEUS ESTAVA PREPARANDO O POVO DE ISRAEL PARA RECEBER O MESSIAS, O QUAL FOI REJEITADO POR ISRAEL. SENDO ASSIM, O CRONOGRAMA DE DEUS, NO QUE DIZ RESPEITO AS SETENTA SEMANAS, PAROU NA SESSENTA E NOVE SEMANAS, OU SEJA, QUANDO DA CRUCIFICAÇÃO DE JESUS, DEUS SUSPENDEU DE FORMA TEMPORÁRIA E PARCIAL SUAS RELAÇÕES COM O POVO JUDEU. ISSO NÃO QUER DIZER, REJEIÇÃO POR PARTE DE DEUS À ISRAEL, E SIM, RELAÇÃO ESPIRITUAL.
AS SETENTA SEMANAS, TERÁ A SUA COMPLETUDE PARA ISRAEL, DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO.
VOCÊ PODE ESTÁ PERGUNTANDO:
SE A SESSENTA E NOVE SEMANAS PAUSOU QUANDO CRISTO FOI CRUCIFICADO, E A COMPLETUDE DAS SETENTA SEMANAS SE DARÁ APÓS O