2 As setenta semanas de Daniel
Daniel 9:23-27
O capitulo 9 livro de Daniel, descreve o momento em que Daniel está na Babilônia durante o exílio em que o povo de Israel ou Judá foi disciplinado por Deus, assim então perdendo a sua terra, a sua cidade e, o seu templo, e foi levado cativo para a Babilônia. Mas Deus já tinha anunciado através do profeta Jeremias (Jeremias 25:11; 29:10) que o tempo de cativeiro duraria setenta anos e, Daniel lá na Babilônia lê o livro do profeta e compreende. Creio eu que Daniel diz: “Mas o tempo de cativeiro era de 70 anos, então porque nós não voltamos ainda para a terra de Israel?” O exílio aconteceu por volta de 586 a.C., provavelmente Daniel está lendo o livro do profeta Jeremias por volta do ano 500 a.C. Então Daniel percebeu que tinha uma profecia que dizia que o cativeiro haveria de durar 70 anos, ou seja, isso deveria acontecer agora, tínhamos que voltar para nossa terra, pensa Daniel. Então Daniel se prontifica a orar e, reconhecer o seu pecado e, o pecado do seu povo, porque ele percebeu que está, faltando arrependimento do seu povo e, o arrependimento é a condição para retorna a terra de Israel. Para responder a oração de Daniel, Deus envia o anjo Gabriel, o mesmo que vai aparecer a mais de 400 anos depois para Maria, mãe de Jesus (Lucas 1:26 e 27).
Daniel 9:21 – Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel que eu tinha visto na minha visão ao príncipe, veio voando rapidamente, e tocou-me, a hora do sacrifício da tarde.
22 – Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora sai para fazer-te o sentido.
23 – No principio das tuas suplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra e entende a visão. Aqui no versículo de numero 23, Deus responde a oração de Daniel e, assim como Deus respondeu a sua oração, Ele também pode responder as nossas orações, quando nos prontificamos a orar e, buscar a Tua face, nos arrepender-mos dos