relatorio
O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente parte da sensualidade feminina que são as mamas, tem atingido índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.
Pelo menos uma em cada dez mulheres terá câncer de mama este ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%. Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 35 anos de idade. Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia por ano ou a cada dois anos.
Anatomia Da Mama Glândula mamaria
A glândula mamaria é um órgão par, que esta localizada nas paredes antero – laterais do tórax, apoiada sobre o músculo peitoral maior, estendendo-se da segunda à sexta costela, tendo o formato de uma eminencia cônica.
O seu tamanho pode variar de uma mulher para outra, e inclusive na mesma mulher, dependendo de sua idade e da influência dos vários hormônios.
As mamas pequenas têm pouco peso, são altas e empinadas, estando distante da parede do tórax. As mamas grandes são pesadas, o que faz com que fiquem próximas à parede do tórax.
Cada mama possui cerca de 15 a 20 lobos, cobertos por tecido gorduroso, contribuindo para o seu tamanho e forma.