Roteiro Seminário
Adolescência= pela OMS, 10 aos 19 anos.
Preocupações físicas, profissionais e econômicas. Redução envolvimento com os pais.
Consulta em 3 tempos:
1- médico/ adolescente/ familiar: conversa inicial
2- médico/ adolescente: anamnese e exame físico
3- médico/ adolescente/ familiar: esclarecimento HD, CD e duvidas
Médico deve adotar postura firme, porém sendo compreensivo e dando segurança ao adolescente.
Slide 5:
O exame físico do adolescente deve ser feito com muito respeito, atendendo suas solicitações e passando a sensação de tranquilidade. Em alguns casos, pode ser adequado que um familiar ou um profissional de enfermagem acompanhe o médico, embora o ideal seja que médico e paciente tenham privacidade durante a realização do mesmo.
Slide 6
A queixa de abuso sexual deve ser escutada com a máxima atenção. É, na minha opinião, o maior de todos os problemas que a adolescente apresentou. Será discutido mais a frente.
Slide 7:
O crescimento e o IMC da adolescente é adequado. É importante avaliar isso devido a uma queixa posterior, relacionada à alimentação. A adolescente possui aporte adequado de calorias, o que permite que cresça e mantenha seu peso em faixa adequada.
Slide 9
O desenvolvimento, diferente do crescimento, pode ser alterado diretamente pela alimentação ainda que esta forneça calorias suficientes para que o corpo cresça de forma adequada.
A adolescente em questão apresenta um atraso escolar que pode ter justificativas variáveis, uma vez que seu DNPM apresentou-se normal de acordo com o relato da mãe. Seria essa deficiência uma questão emocional? Seria um déficit cognitivo causado por uma má alimentação ou por falta de estímulos?
Como condutas, priorizamos o acompanhamento psicológico e a orientação nutricional, uma vez que essas seriam as bases daquilo que consideramos as possíveis causas do problema.
Slide 10 A paciente apresenta uma alimentação rica em carboidratos, porém pobre em variedade, o que faz com que