relatorio
As fibras ópticas permite que quantidades enormes de dados e informações possam ser enviadas a qualquer arte do mundo em um tempo e eficiência surpreendente.
Com a criação das fontes de luz sólidas (raio laser e LED) na década de sessenta, a fibra ótica, desenvolvida em 1952 por Narinder Singh Kanpany, passou a ter utilidade prática. Hoje, se mostra singular no sistema de transmissão de dados.
Por representar uma revolução na forma de transmitir informações, vem sendo utilizada na transmissão de sistemas que exigem alta largura de banda, como videoconferência e sistema telefônico, podendo integrar numa mesma via vários serviços de telecomunicações.
Com a explosiva evolução das comunicação, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados de alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações. É nessa ideia que surge a fibra ótica, que garante nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.
Cabos de fibra óptica estão substituindo fios de cobre para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital. Estes cabos são feixes de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo. Uma fonte de luz é ligada e desligada rapidamente a uma extremidade do cabo de transmissão de dados digitais. A luz viaja através dos fios de vidro e de forma contínua reflete fora do interior dos revestimentos plásticos espelhados em um processo conhecido como reflexão total interna. Sistemas baseados em fibra óptica pode transmitir bilhões de bits de dados por segundo, e eles podem até mesmo levar vários sinais ao longo da mesma fibra usando lasers de cores diferentes. Esses cabos