relatorio
DIREÇÃO DO CAMPUS DE TUBARÃO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
APOSTILA Nº 3
MERCADO
Em sentido geral, o termo designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato suficientemente próximo para que as trocas entre eles afetem as condições de compra e venda dos demais. Um mercado existe quando compradores que pretendem trocar dinheiro por bens e serviços estão em contato com vendedores desses mesmos bens e serviços. Desse modo, o mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma economia determinada.
AS LIMITAÇÕES DO SISTEMA DE ECONOMIA DE MERCADO
O sistema de economia de mercado apresenta em seu funcionamento vantagens e inconvenientes. Os agentes econômicos, tanto as empresas como os agentes individuais, atuam guiados pelos seus interesses. O sistema de preços estimula os produtores a fabricar os bens que o público deseja.
Os movimentos de preços estimula os produtores a fabricar os bens que o público deseja. O mercado motiva os indivíduos a utilizarem cuidadosamente os bens e recursos escassos, pois os preços atuam racionando as escassas quantidades disponíveis. O mercado pode apresentar algumas limitações, dentre as quais se destacam:
* A renda não se distribui de forma eqüitativa. A renda se reparte em função de como está distribuída a propriedade dos recursos e dos salários vigentes. O resultado é o aparecimento de diferenças de renda muito elevadas.
* Existem falhas no mercado. Argumenta-se que por diversas razões, em certas ocasiões, o mercado falha no seu objetivo de alcançar a eficiência econômica.
As falhas que podem surgir no mercado se devem às seguintes principais razões:
a) Existem mercados em que a concorrência é imperfeita. Um ou mais participantes podem influir nos preços.
b) Aparecem efeitos externos, como a poluição, que o mercado não aborda.