relatorio
Niterói, 18 de novembro de 2013
Aula Prática realizada no dia 11 de novembro de 2013
Tecnologia de Alimentos II
Professora Josiane Roberto Domingues
Nutrição
Nina da Matta e Isabella Ritter
Aula Prática 5 - Produção de geleia
Objetivo: Produção de geleia através do método de concentração por evaporação.
Materiais: Morango, pectina, ácido cítrico, água, açúcar, hipoclorito de sódio.
Desenvolvimento da aula: A geleia é o produto obtido pela concentração da polpa ou suco de fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido até o teor de sólidos solúveis (º Brix) suficientes para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.
Para isso, foi utilizado o método de concentração por evaporação, que consiste em concentrar os alimentos líquidos por ebulição, aumentando a concentração dos sólidos totais para reduzir a atividade de água, contribuindo para a conservação desse produto.
Os morangos foram selecionados e foram retiradas suas partes não comestíveis. Em seguida, foram higienizados em solução de hipoclorito de sódio 1% por 10 minutos. O peso de morango utilizado foi de 2.985g. E então os morangos foram triturados no liquidificador.
Os morangos triturados foram levados ao fogo e junto a eles foi adicionado 10% do seu peso, de água (298,5 mL). Depois que essa mistura começou a ferver, foi adicionado 1% do peso dos morangos, de pectina (29,85 g) junto com 149,25 g de açúcar. A pectina foi misturada com o açúcar para que não formasse grumos e se solubilizasse melhor na solução da geléia. A razão dessa mistura de pectina com açúcar é de 1 para 5; portanto, utilizando 29,85 g de pectina, foi utilizada 149,25 g de açúcar.
Depois que a mistura de pectina e açúcar foi incorporada na mistura dos morangos, uma amostra foi retirada para que se medisse a quantidade de soluto no refratômetro, em grau Brix. Inicialmente, já estava estabelecido que a geléia deveria ter concentração de 67,5 grau Brix. A amostra marcou 12,2