relatorio
MEIOS SELETIVOS: são elaborados com o objetivo de favorecer o crescimento da bactéria de interesse impedindo o crescimento de outras bactérias. Exemplo: Manitol e MacConkey.
O Ágar MacConkey é utilizado para o isolamento de bactérias gram-negativos entéricos e a diferenciação de lactose a partir da fermentação de lactose não fermentação gram-negativa bactérias. Ele também tornou-se comum o uso dos meios de comunicação para diferenciar bactérias por suas habilidades para fermentar a lactose do que outros açúcares. Nestes casos, a lactose é substituída no meio por um outro açúcar. Estes meios modificados são usados para diferenciar as bactérias gram-negativas ou para distinguir entre os fenótipos com mutações que conferem diferentes capacidades para fermentar açúcares particulares.
Manitol: é um meio salino (7,5% de Cloreto de Sódio) com indicador de pH que provoca mudança da sua cor quando o manitol é fermentado e produzindo ácido, a única espécie capaz de realizar esta transformação da coloração do meio é Stafhylococcus aureus.
Através da verificação das transformações químicas que ocorrem no substrato pela ação do microrganismo pode-se identificar a bactéria. Baseia-se na utilização de carboidratos como fonte principal de energia, na decomposição de compostos nitrogenados (produção de indol, desdobramento da uréia, produção de gás sulfídrico). A série é composta por vários meios de cultura TSI, CITRATO, LISINA, URÉIA, GLICOSE E TESTE DE MOBILIDADE.
Meios de cultura: são meios específicos para cultivar microrganismos, constituídos por substâncias que satisfazem as necessidades nutricionais dos microorganismos. (TORTORA; 2006)
OBJETIVO
Através dos meios seletivos observar o crescimento das côlonias bacterianas,observar a diferença entre as bactérias com auxilio do Ágar manitol e Ágar MacConkey,fazer o teste de catalase para comprovação do gênero.E observar os resultados do TSI,SIM,CITRATO com o auxilio da tabela para Identificar o