Relatorio
Relatório
Controle de materiais
Raphael Almeida de Araújo
INTRODUÇÃO
As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência á compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão. Compressão é um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme.Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.Para este ensaio, foram utilizadas as dependências de sala de Materiais para a produção e execução do ensaio de compressão. OBJETIVO
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à disponibilidade do material. Este relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão. Além disso, a elaboração do relatório proporciona um a compreensão dos dados obtidos para uma análise para se encontrar as propriedades do concreto ensaiado.
Atividade na Sala De Materiais
Moldar Corpos de prova utilizando o traço de concreto (1:3:3:0,63) que tem uma resistência de 18 MPA e submetê-los à compressão até a ruptura.
1-Volume do corpo de prova (cilindro):
VOLUME= AREA DA CIRCUNFERENCIA X ALTURA
AREA DA CIRCUNFERENCIA = π X D²/4
LOGO : VOLUME = π X D² X H /4 H= 19.5cm Diametro= 10.5cm V=3.14x10.5²x19.5 / 4 = 1687.65cm²
2-Quantidade de