Relatorio
CONTADOR ASSÍNCRONO (Projeto 183)
Outubro – 2014
OBJETIVOS
Nesse experimento, vamos montar um contador assíncrono de módulo 4 utilizando o CI 74HC76 alguns jumpers e alguns resistores, que terá a função de um divisor de frequências. Vamos utilizar um gerador de sinais para fornecer o clock do contador e medir as frequências através do osciloscópio. Com toda a equipe em conjunto e o auxílio do orientador, aprender o conceito de contadores assíncronos, utilizando o CI mencionado anteriormente. Como objetivo principal testar e verificar seu funcionamento pratico, gerar as ondas de frequência e analisar e os resultados obtidos.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
CONTADOR
Um contador é um circuito digital que evolui por meio do comando específico de um sinal de relógio (ou clock), de forma que seus estados reproduzam uma sequência desejada ou previamente determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagem de pulsos, geração de padrões, divisão de frequências, medição de frequência e medição de tempo. Os contadores, que são dispositivos de múltiplas e importantes aplicações na área de Sistemas Digitais, são facilmente implementados por meio de Flip-Flop's. Basicamente, dividem-se em duas: contadores assíncronos e contadores síncronos.
Esta seção trata de contadores assíncronos, assim denominados porque as entradas de controle (clock) dos diversos Flip-Flop's que compõem esses circuitos são acionados por diferentes sinais que costumam trabalhar em diferentes frequências.
CONTAGEM BINÁRIA
Uma das aplicações mais comuns para os contadores binários é a contagem de pulsos com tempo de duração (ou período) conhecido. Conhecendo-se a duração dos pulsos de um determinado sinal periódico, é possível medir o tempo decorrido entre dois instantes simplesmente pela contagem do número de pulsos ocorridos nesse intervalo. Essa é a abordagem inicial para a construção de relógios digitais.
Para ilustrar a dinâmica da contagem