Análise breve filme "O Corte" de Gravas. - poder
Analisando o filme à luz do que foi estudado em sala sobre o tema “Poder”, logo enxergamos a maior problemática desse enredo: o poder que a necessidade de um trabalho exerce no ser humano. O personagem foi vitima do poder disciplinas que a própria sociedade capitalista exerceu sobre ele, o manipulando, produzindo seu comportamento em prol da necessidade de trabalhar, de produzir. Fabricou um ser humano necessário ao funcionamento e manutenção da sociedade capitalista.
Dessa maneira, a visão do trabalho se distorceu para Bruno, fazendo com que o enxergasse não como um meio de subsistência, mas sem como o motivo da sua própria existência. Segundo o próprio texto, “o individuo é uma produção do poder e do saber”, e foi através de toda essa necessidade por trabalho que o personagem acabou se tornando um criminoso.
Possui mais poder quem possui mais conhecimento. Essa foi uma maneira de identificar seus principais concorrentes, através do que seus currículos mostravam. Agindo em desespero, Bruno não brigou pelo poder adquirindo mais conhecimento, e sim eliminando que os possuía para que restasse apenas ele.