relatorio
Introdução
O relatório a seguir fala sobre o experimento realizado em laboratório para separação de quatro substancias heterogêneas, água (H2O), areia (SiO2), limalha de ferro, sal (NaCl). Utilizando métodos cabíveis a cada separação.
Objetivo
O relatório tem como objetivo explicar os métodos e técnicas realizadas em laboratório, para a separação de quatros substancias heterogêneas.
Materiais e métodos
No experimento foram utilizados três Becker contendo 20 ml de água, um papel alumínio contendo 5 g de NaCl, um contendo 10g de Areia e um contendo 10g de limalha de ferro. Misturamos todas as substancias em um mesmo recipiente, em seguida utilizamos um filtro de papel para separar o que era homogêneo (agua e sal), do que era heterogêneo (areia e limalha de ferro). Então no Becker ficamos com a agua e o sal e no filtro de papel com a areia e a limalha de ferro. Usamos o ponto de ebulição da agua para separa-la do sal, e ficamos apenas com o sal no Becker. Para separarmos a areia da limalha de ferro, usamos um imã retirando o metal da areia, ficando apenas a areia no filtro de papel, e a limalha de ferro em outro Becker.
Resultados e discussões
No experimento foi possível observar que conseguimos voltar a forma original de quase todas as substancias, com a separação. Apenas a agua que na ebulição não pode ser recuperada. No final do experimento obtivemos: das 5 g do sal conseguimos recuperar 4.461g, das 10g de areia conseguimos recuperar 11.697g, das 10g de limalha de ferro conseguimos recuperar 9.741g.
Não conseguimos recuperar o 100% das substancias pois a separação não consegue ser 100% também. Na hora de separar sempre fica vestígios de outra substancias. No caso da areia e limalha de ferro, na areia ficou um pouco da limalha de ferro que o imã não conseguiu retirar. E o sal foi ebulido junto com a agua e nessa etapa o sal fica por cima da agua, além das perdas que obtivemos no Becker e