Relatorio
Relataremos aqui como fizemos para observar as amostras de activia e iogurte natural no microscópio, passo-a-passo. Diremos também a diferença entre eles, descreveremos cada um e iremos relatar nossas observações e conclusões de cada amostra observada. E, também, uma breve pesquisa com fim de indicar que bactérias estariam presentes nessas amostras.
Veremos também como efetuamos a técnica de GRAM. O resultado que tivemos e descrições do que foi visto em aula. Teremos aqui também uma outra pesquisa indicando como esse resultado (positivo/negativo) é obtido.
2. OBJETIVOS DA AULA
Visualizar bactérias usadas na indústria alimentícia para produçao de iogurtes;
Identificar a morfologia (formas) das bactérias visualizadas;
Conhecer a técnixa de GRAM;
Identificar se as bactérias do iogurte são G+ ou G-.
3. METODOLOGIA 3.1 ACTIVIA 3.1.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Placa de Petri
Lâmina
Lamínula
Faca descartável
Activia
Água
Pipeta plástica
Óleo de imersão
Papel higiênico
Béquer
3.1.2 PROCEDIMENTOS
Com uma faca descartável recolhemos uma pequena quantia de Activia, localizado em uma placa de Petri e colocamos sobre uma lâmina (posta anteriormente também dentro de uma placa de Petri, assim como a lamínula, mas em placas separadas), após isso, com uma pipeta plástica retiramos a água do béquer e pingamos apenas uma gota na lâmina, para podermos homogeneizar (ato feito junto da própria faca), então cobrimos, cuidadosamente, com a lamínula, evitando ao máximo fazer bolhas de ar.
Levamos ao microscópio e colocamos a lâmina na platina, ligamos-o, subimos a platina com o macrométrico até seu máximo e ajustamos com o macrométrico até enxergarmos nitidamente algo. Passamos então para a objetiva de 10x e ajustamos a nitidez com o micrométrico e fizemos o mesmo com a de 40x. Após esta, chamamos a professora para que ela possa colocar o óleo de imersão sobre a lamínula e só então passarmos para a objetiva de 100x e ajustamos então,