relatorio
Centro de ciências sociais saúde e tecnologia
Engenharia de alimentos
Bianca macêdo de araujo
CRISTALIZAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO DOS SOLVENTES (ÁGUA, ACETONA E METANOL)
Imperatriz
2013
Sumário
1. Introdução 02
2. Objetivos 02
3. Materiais utilizados 02
4. Procedimento experimental 03
5. Resultados e discussões 03
6. Conclusões 04
7. Referências 04
1. Introdução
CRISTALIZAÇÃO
A cristalização é uma operação unitária que é normalmente utilizada para os seguintes propósitos: purificação de substâncias sólidas e separação de compostos que só (ou praticamente) se podem dissolver a quente.
RECRISTALIZAÇÃO:
A maioria das substâncias sólidas é solúvel ao menos em um líquido. Muitas dissolvem-se em um número bastante grande de solventes, de maneira mais ou menos fácil. Essa propriedade de os compostos se dissolverem com maior ou menor facilidade é chamada coeficiente de solubididade. Apesar de não existir nenhuma substância que seja totalmente insolúvel em relação a qualquer líquido, existem algumas que se mostram praticamente insolúveis. Esse comportamento diferente que apresentam em relação a um mesmo solvente pode ser usado para fazer a separação de várias substâncias presentes em uma mistura, pôr meio de um método muito simples - a recristalização.
2. Objetivos
Observar qual o melhor solvente (água, acetona e metanol) para cristalização e recristalização.
3. Materiais utilizados
Vidro relógio;
Espátula metálica;
Balança analítica;
Béquer;
Tubo de ensaio;
Funil;
Pipeta volumétrica;
Pera;
Garra;
Manta aquecedora.
4. Procedimento experimental
Pesou-se cada um dos solutos três vezes, obtendo 0,1g de cada um, para serem colocados nos tubos de ensaio com 1 ml de água, 1 ml de acetona e 1ml de metanol.
Agitaram-se os tubos de ensaio para que o soluto se dissolva, sendo que, o que não dissolver será aquecido na manta aquecedora.
5.