relatorio
1. INFORMAÇÕES DETALHADAS
TÍTULO: Evite empregar um título muito curto e vago, como também muito grande e tedioso.
CURSO/TURMA:
DATA: (da prática)
DATA: (da entrega)
NOME:
No DE MATRÍCULA:
FINALIDADE:
Faça uma frase ou parágrafo explicando a finalidade do experimento e os objetivos procurados. Em geral, já está definida no roteiro da prática
SUMÁRIO (Abstract):
Escreva um sumário resumindo o experimento e os resultados.
INTRODUÇÃO:
Escreva sempre uma “introdução geral”, sem tecnicismos, num nível de comunicação adequado aos seus colegas e leitores. Não apresente desenvolvimento teórico de fórmulas. Não escreva muitas páginas. Seja breve, claro e conciso.
MÉTODO EXPERIMENTAL:
Reagentes e Soluções: relacione os reagentes usados. No caso de ser usada alguma solução especial, sua preparação deve ser descrita concisa e claramente, de modo a que um leitor possa prepará-las a partir de suas anotações.
Aparelhagem ou Equipamento Especial: não relacione material comum de laboratório, tal como balança, termômetro, vidraria etc.
Método: mencione de que fonte foi retirado o roteiro da prática. Sempre que possível forneça o máximo de informações a respeito do roteiro para que possibilite ao leitor a repetição da prática a partir de suas informações. No nosso caso, cite apenas “Roteiro fornecido pelo Professor”.
RESULTADO E EXECUÇÃO DOS CÁLCULOS:
Obtenha os valores médios das leituras antes de processar os dados para evitar o trabalho de multiplicações desnecessárias, quando for o caso.
Suprima dígitos desnecessários, em função dos algarismos significativos.
Não use folhas soltas para suas anotações. Registre as leituras e comentários num caderno de anotações, especial para este objetivo.
Anote as leituras em tabelas, intitulando, além da própria tabela, suas colunas com expressões, nomes ou símbolos e respectivas unidades.
Registre outras informações sobre tudo que tenha inesperadamente ocorrido com o