Arquitetura Romana
ROMA ANTIGA
Trabalho desenvolvido pelos alunos como parte das atividades da Disciplina Teoria e
História da Arquitetura e Urbanismo I do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fametro, sob orientação da Professora Elisângela durante o semestre letivo de 2011.
Tem como objetivo o estudo da Arquitetura na Roma Antiga.
Índice
1.
2.
3.
4.
Civilização Romana
Herança para a Arte e para a Arquitetura Romana
Urbanismo
Cidade Romana
4.1 Pompéia
4.2 Óstia
5. Arquitetura Romana
5.1 Ordens Arquitetônicas
5.2 Arquitetura Comum
5.3 Arquitetura Palaciana
5.4 Arquitetura de Entretenimento
5.4.1 Teatros e Anfiteatros
5.4.2 O Coliseu de Roma
5.5 Arquitetura Religiosa
4.5.1 Panteão
5.6 Arquitetura Civil
5.6.1 Basílica
5.6.2 Fórum
5.6.3 Termas
5.6.4 Mercados
5.6.5 Arcos Triunfais
5.6.6 Aquedutos e Pontes
5.7 Arquitetura Civil e Urbana – Estradas e Drenagem
6. Bibliografia
1. Civilização Romana
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
Após a monarquia Roma passou por um período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tributos da plebe.
Após dominar toda a