relatorio
Identificar elementos ou íons em uma substância é de suma importância para a química analítica. Existem vários métodos analíticos qualitativos que são usados para esse fim, um deles é a análise de cátions, que consiste em, a partir de uma amostra contendo uma mistura dos elementos, adicionar ácido e amônia para dar condições favoráveis para ocorrer a precipitação desejada. Para a identificação, observa-se a importância de conhecer reagentes necessários e o comportamento de cada elemento em presença deles. A precipitação indica, usualmente, a presença do cátion desejado. Isto significa que avaliar o meio reacional é muito importante para se compreender as condições em que determinadas reações químicas ocorrem. O seguinte experimento teve como objetivo separar qualitativamente os cátions do grupo III: Al3+, Cr3+ e Fe3+ em uma amostra com NH4OH/ NH4Cl sob a forma de hidróxidos e a posterior identificação de cada metal. Seguindo os procedimentos adequados, pôde-se constatar a presença de Fe3+ de forma eficiente, sendo seu precipitado na cor vermelho intenso. No caso dos íons Al3+ e Cr3+, era esperado que a solução ficasse em cor amarelo intenso, e isso não ocorreu. Possivelmente, por se tratar de uma análise qualitativa, os operantes podem não ter colocado quantidades de reagente suficiente para uma boa visualização da cor. Prosseguindo com os testes, ainda sim, foi possível identificar os íons de forma satisfatória. O íon Cr3+ foi identificado na presença de precipitado cromato de chumbo, de cor amarela. E o Al3+ formou precipitado branco gelatinoso.
2. Resultados e discussões
2.1 Identificação e separação dos cátions do grupo IIIA
Foram feitas soluções de nitrato de cromo, nitrato férrico e nitrato de alumínio para analisar qualitativamente a presença ou ausência dos cátions Cr3+, Fe3+ e Al3+.
Pelos elementos Cromo e Ferro serem de transição, espera-se que as propriedades de seus íons sejam aquelas de elementos que tem uma camada interna de