Relatorio
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
(Colisão em Duas Dimensões)
Alunos:
Uberlandia
27/07/2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Muitas informações sobre partículas foram obtidas a partir de experimentações e observações dos efeitos de colisão entre elas.
Nesse tipo de colisão pode-se observar forças com intensidade muito grande e que atuam por um pequeno intervalo de tempo, essas forças denominam-se forças impulsivas, e atuam sobre um corpo provocando mudança brusca de movimento.
OBJETIVOS
Nesse experimento visamos verificar o princípio da conservação do momento linear através do choque entre corpos, classificando esse choque, e responder à questão: O que acontece quando, depois da colisão, os dois corpos tomam direções diferentes
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS Utilizando duas esferas (1) e (2), de massa XXXg cada, e uma rampa de lançamento criaremos choques mecânicos. No chão posicionou-se folhas de papel carbono e embaixo da folha de carbono uma folha branca, para marcação dos pontos em que as esferas tocam o chão. Primeiramente soltou-se a esfera (1) do topo da rampa. A mesma caiu no chão sobre o papel, marcando sua posição C. Esse procedimento foi repetido 5 vezes e encontrou-se uma média do ponto C. Foi também marcado no papel o ponto O’ que é o ponto exatamente abaixo do final da rampa. Depois de marcados os pontos O’ e C, marcou-se os pontos O, A e B. Ao final da rampa, colocou-se em repouso uma segunda esfera (esfera (2)), e do topo da rampa soltou-se a esfera (1), que ao colidir com a esfera (2), desviava o percurso das duas, marcando os pontos A e B. O processo foi repetido 5 vezes e os pontos A e B calculados a partir das médias dos 5 pontos. Foi também marcado o ponto O, que se localiza exatamente abaixo do posicionamento da esfera (2).
Questões – Respostas
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
LUCIE, Pierre, Física Básica: Mecânica 1, Rio de janeiro,