relatorio
CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO
FÍSICA EXPERIMENTAL II
ET4N
Experiência 1: “Associação de Resistores”
Realizado em 25 de fevereiro de 2014
Professor:
Rudson.R.Alves
Grupo:
Carla Pinheiro Rodrigues Coelho
Felipe Guedes
Mateus Mauad
Rodolfo Knak
Virgínia Campos
Vila Velha (ES), 11 de março de 2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi operar um multímetro, que permite medidas diretas de resistência elétrica, como ohmímetro e proto-board para a montagem de circuitos elétricos.
Outro objetivo do trabalho foi associar resistores em série, paralelo, associações mistas e determinar a resistência equivalente.
2. PROBLEMA FÍSICO
Neste experimento determinaram-se as resistências equivalentes de dois circuitos elétricos, foram utilizados cinco resistores com mesma ordem de grandeza, que foram associados em série, paralelos e mistos, obtendo assim valores das resistências equivalentes (Req) calculados e medidos. Neste ensaio foi necessário medir as resistências equivalentes calculadas através da consulta na tabela de cores e as resistências equivalentes medidas foram obtidas através do multímetro, conectando-os aos extremos das resistências.
No cálculo da Req para associação em série, foi utilizada a seguinte fórmula:
Equação (A)
E para associação em paralelo, a resistência foi calcula com a fórmula:
Equação (B)
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Para o Circuito Misto (a) escolheu-se primeiramente realizar o cálculo da Req24 por estarem em série, somando as resistências, utilizando assim a seguinte formula:
Req=R2+R4. Equação (01)
Para determinar o valor da resistência Req em paralelo entre o Req24 e o R3 escrevemos da seguinte forma:
Req234 = 1 + 1
REq24 R3 Equação (2)
Por fim determina-se o Req do circuito realizando a somatória entre os circuitos R1, Req234 e R5, uma vez que se encontram em