relatorio
- Determinar a densidade de amostras sólidas;
- Identificar cátions metálicos através do teste de chama;
- Verificar propriedades magnéticas de metais;
- Determinar a viscosidade de óleos lubrificantes
2. INTRODUÇÃO
Para a identificação de substancias, é necessário observar as propriedades que sejam características destas. Essas propriedades são classificas como físicas ou químicas. Medindo varias destas propriedades e comparando com os valores existentes na literatura, torna-se possível identificar a substancia e testar sua pureza.
Nesta pratica iremos trabalhar com as seguintes propriedades:
Densidade – é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão: Densidade = massa / volume. A massa pode ser facilmente obtida utilizando-se uma balança. O volume de um sólido pode ser determinado observando-se o volume de liquido deslocado quando o sólido é imerso no mesmo. O liquido usado não deve reagir ou dissolver o sólido e deve ter uma densidade menor do que o sólido, senão o mesmo não irá imergir por completo.
Teste de chama - O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. Ao serem expostos a altas temperaturas, os elétrons podem ser excitados a níveis mais elevados, emitindo o excesso de energia adquirido ao retornar à posição original. Se esta energia estiver na faixa do visível, a chama adquirirá a cor característica da amostra.
Propriedades magnéticas – as substâncias, em qualquer estado físico, possuem propriedades magnéticas, que podem ser classificadas como:
Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado.
Paramagnéticos - magnetizam-se fracamente, mas orientam-se paralelamente ao campo;
Ferromagnéticos - orientam-se na direção do campo, ficando fortemente magnetizados.
Viscosidade - É a