relatorio
Pode-se dizer que, uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias em que a dispersão de uma substância na outra se dá na escala de suas partículas (moléculas, íons ou átomos). Quando um dos componentes de uma mistura é um gás ou um sólido e o outro é um líquido, o primeiro é chamado de soluto e o último de solvente. Quando ambos os componentes são líquidos, o componente em maior quantidade é denominado solvente e o componente em menor quantidade é o soluto. É claro que pode haver vários solutos em uma solução – uma solução não precisa ter somente dois componentes. Uma solução diluída é aquela que contém somente uma pequena quantidade de soluto (ou solutos) em relação à quantidade de solvente. Por outro lado, uma solução concentrada contém uma grande quantidade de soluto. Quando se trata de soluções é necessário especificar suas composições, ou seja, as quantidades relativas dos vários componentes. A composição pode ser expressa de diferentes maneiras. Lembrando também que numa solução, o soluto e o solvente constituem uma única fase e toda mistura homogênea constitui uma solução. O método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida é denominado titulação.
2. OBJETIVO
- Preparar e padronizar soluções do Hidróxido de sódio (NaoH) conhecido também como solda cáustica e Hidrogenoftalato de potássio (C8h5kO4) através de procedimentos experimentais.
- Padronização da Solução de NaOH com o Hidrogenoftalato de potássio (C8h5kO4)
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base compreende titulações de espécies ácidas com solução padrão alcalina (alcalimetria) e titulações de espécies